Katas do Judo
Kata em japonês quer dizer forma, mas podemos interpretar
como um “esquema fechado” pois desde o início do Judô eles se mantêm inalterados.
O Kata foi desenvolvido com o propósito de ensinar os
aspectos básicos das técnicas de judô e sua etiqueta apropriada. É através dos
katas que o UKE e o TORI podem trabalhar juntos a melhora da fluência e dos movimentos
do judoca.
Os katas são divididos de acordo com as habilidades e
técnicas de judô a serem ensinadas, totalizando 8 (oito) katas.
Execução
correta do Kata.
1 – No decorrer da execução do Kata, deve-se
amarrar a faixa bem firma, de tal forma que o judogui esteja corretamente
vestido. (Obs.: O nó deverá ser o tradicional, não o competitivo).
2 – A maioria das pessoas tem técnicas preferidas,
mas são limitadas e poucos sabem fazer uso correto de técnicas de esquerda e
direita. É de suma importância aprender variedades de tipos de técnicas de
esquerda e de direita, baseando-se no treinamento de Kata para executá-las na
prática.
3 – Na aplicação da técnica de Kata não se deve
utilizar maus hábitos de Randori, e
sim basear-se nas teorias corretas.
4 – No treinamento do Kata, a maioria dos judocas
como “Tori” (pessoa que aplica as
técnicas) não aplicam com convicção e o “UKE”
(pessoa que é projetada) muitas vezes projetam-se propositadamente no
Kata. É sabido que, nos primórdios, o Judô ainda se encontrava fundido com
o Ju Jutsu, para a sociedade japonesa, em 1883 aproximadamente, e a brasileira
em 1914, Judô e Ju Jutsu eram a mesma arte, com os mesmos golpes e princípios. Para isso Jigoro Kano inicia a criação dos
Katas em 1890, as formas que seriam as técnicas padronizadas do Judô, e em
1956, chega ao Brasil Yoshio Kihara incumbido pelo KODOKAN de implantar aqui o
Nague no kata buscando a separação definitiva entre o Judô e o Ju Jutsu.
O Nague no kata foi criado por volta de 1886,
contendo originalmente 10 técnicas. É o primeiro dos katas e possui um total de
15 técnicas. Segundo seu criador, mestre Kano, esse Kata abrange 3 direções de
estudo: o ataque e a defesa de pé em judô (“nage-waza”); os movimentos ou
posicionamento dos corpos (“tai-sabaki”) e os deslocamentos (“shintai”).
Execução do Nague no kata:
REI-HO (Saudações):
O tori se posiciona do lado direito e o uke do lado esquerdo do joseki.
Ambos fazem ritsu-rei para adentar a área de competição. Avançam até manter uma distância de
5,80 metros entre os dois, viram-se para o joseki e fazem ritsu-rei, voltam-se de frente para o outro
e fazem za-rei. Em seguida ficam de pé e assumem a posição de shizen hontai avançando primeiro a
perna esquerda e depois a direita.
TE WAZA
UKI OTOSHI: O tori caminha em direção ao uke em suri ashi, parando a uma distância aproximada de
60 cm. O uke toma a iniciativa levantando os braços para buscar a pegada, ao mesmo tempo, o tori
faz o kumi kata e recua a perna esquerda na forma de tsugui ashi, conduzindo o uke. No terceiro
passo, o tori abaixa a perna esquerda, apoia o joelho no tatami e projeta o uke.
SEOI NAGUE: O tori e o uke se posicionam no centro da área a uma distância aproximada de 1,80
metros. O uke ataca com o braço direito a parte superior da cabeça do tori, que bloqueia o ataque
com o seu braço esquerdo e aplica seoi nague de direita.
KATA GURUMA: Os atletas se posicionam a uma distância aproximada de 60 cm. O uke levanta os
braços para buscar a pegada. Imediatamente o tori faz o kumi kata e recua a perna esquerda na
forma de tsugui ashi, conduzindo o uke.
No segundo passo, o tori muda a pegada da manga, segurando a parte interna do cotovelo direito do
uke.
No terceiro passo, o tori faz o kuzushi, puxando a mão que segura a manga na horizontal e ao
mesmo tempo encaixa o seu ombro direito na altura da coxa direita do uke, envolvendo-a com seu
braço e carregando-o. O uke deve manter o corpo ereto e apoiar a sua mão esquerda nas costas do
tori.
A projeção deverá ser feita na direção do pé do tori que segura a manga.
KOSHI WAZA:
UKI GOSHI (única técnica do nague no kata que é aplicada primeiro do lado esquerdo): ambos se
posicionam no centro da área a uma distância aproximada de 1,80 metros. O uke ataca, com o seu
braço direito, a parte superior da cabeça do tori, que para se defender, avança a sua perna
esquerda, envolvendo a cintura do uke com o seu braço esquerdo e segurando com sua mão direita
o braço esquerdo do uke, aplicando o uki goshi do lado esquerdo.
HARAI GOSHI: O tori e o uke se posicionam a uma distância aproximada de 60 cm. O uke levanta os
braços para buscar a pegada. Imediatamente, o tori faz o kumi kata e recua a perna esquerda na
forma de tsugui ashi, conduzindo o uke.
No segundo passo, o tori muda a pegada da mão direita, passando-a por baixo da axila do esquerda
e colocando na altura da escapula do uke. A mão deverá manter-se espalmada.
No terceiro passo, o tori faz um giro ficando quase de costas para o uke, puxando a manga e com
ação da mão que está na escapula, faz o kusushi para a diagonal direita finalizando com a varrida da
perna.
TSURIKOMI GOSHI: O tori e o uke se posicionam a uma distancia aproximada de 60 cm. O uke
levanta os braços para buscar a pegada. Imediatamente, o tori faz o kumi kata, mas desta vez, sua
mão da gola segura na altura da nuca e recua a perna esquerda na forma de tsugui ashi, conduzindo
o uke.
No terceiro passo o tori coloca o pé direito do uke, recua meio passo com o pé esquerdo,
emparelhando-os e flexiona as pernas para encaixar o quadril na altura das coxas do uke.
O uke, por sua vez, faz a defesa mantendo o corpo firme, sem se curvar para frente. O tori aplica o
tsurikomi goshi mantendo o braço direito estendido.
ASHI WAZA:
OKURI ASHI HARAI: Ambos caminham até o centro da área até uma distância aproximada de 30 cm,
fazem o kumi kata de direita e andam para a lateral direita em tsugui ashi lateral.
O primeiro passo será realizado lentamente. Já no segundo, ambos aumentam o ritmo da
movimentação lateral.
No terceiro passo o tori aplica o okuri ashi harai, varrendo com a sola do pé na altura do tornozelo
do uke.
SASSAE TSURIKOMI ASHI: O tori e o uke se posicionam a uma distância aproximada de 60 cm. O uke
levanta os braços para buscar a pegada. Imediatamente o tori faz o kumi kata e recua a perna
esquerda na forma de tsugui ashi, conduzindo o uke.
Ao completar o segundo passo, o tori desvia o seu pé direito diagonalmente para a direita e
mantendo o kuzushi , com a ação da manga da gola, calça o pé direito do uke com seu pé esquerdo,
projetando-o para frente.
UCHI MATA: Tori e uke posicionam-se no centro da área, ambos avançam a perna direita em migui
shizen tai e fazem o kumi kata.
O tori realiza três passos circulares, avançando primeiro a perna esquerda e depois acompanhando
com a direita, conduzindo o uke.
No terceiro passo, o tori realiza um movimento menor e com a puxada da mão direita na gola, traz o
uke para as suas costas, varrendo com a sua perna direita a parte interna da coxa esquerda do uke.
MA SUTEMI WAZA:
TOMOE NAGUE: Os dois atletas caminham até o centro da área, fazem o kumi kata de direita,
fazendo migui shizen tai.
O tori avançatrês passos em aymi ashi empurrando o uke.
No terceiro passo, o uke resiste ao avanço do tori, que muda a pegada da mão esquerda da manga
para a gola e avança a perna esquerda, deixando-a paralela à direita, puxa o uke para frente fazendo
kusushi e coloca o pé direito no abdômen do uke (na altura do nó da faixa).
Onde o mesmo é projetado por cima da cabeça do tori. O uke avança a perna direita e faz migui
zempo kaiten ukemi, terminando em pé.
URA NAGUE: O tori e o uke se posicionam no centro da área a uma distância aproximada de 1,80
metros. O uke ataca com o braço direito tentando atingir a parte superior da cabeça do tori, que
para defender-se, vai ao encontro do uke avançando primeiro a perna esquerda e posteriormente a
direita, ficando com as pernas paralelas e flexionadas. Envolve a cintura do uke com o braço
esquerdo e coloca a mão espalmada no abdômen. O tori arremessa o uke para trás, sobre a sua
cabeça. O uke termina deitado.
SUMI GAESHI: Tori e uke se posicionam a uma distância aproximada de 90 cm, ambos avançam a
perna direita e fazem kumi kata em migiui jigo tai.
Tori afasta a perna direita conduzindo o uke com a puxada da mão direita que está colocada na
escapula esquerda do uke, recua a perna esquerda, unindo as pernas e deixando-as quase paralelas.
O tori desequilibra o uke para frente utilizando os dois braços. O uke, a pesar de desequilibrado,
deverá manter-se na posição de jigotai. O tori encaixa o pé direito na parte posterior do joelho
esquerdo do uke projectando-o para trás de sua cabeça. O uke avança a perna direita e faz o migui
zempo kaisten ukemi terminando em pé.
YOKO SUTEMI WAZA:
YOKO GAKE: O tori e o uke se posicionam a uma distância aproximada de 60 cm. O uke levanta os
braços para buscar a pegada. Imediatamente, o tori faz o kumi kata recua perna esquerda na forma
de tsugui ashi, conduzindo o uke.
No terceiro passo, o tori faz o kuzushi para a diagonal frontal esquerda utilizando os dois braços e
inclinando um pouco o seu corpo para trás.
Mantendo o kuzushi, o tori aplica o Yoko gake com assola do pé esquerdo na altura do tornozelo
direito do uke, terminando a técnica deitado de lado para o tatmi enquanto o uke cai totalmente de
costas.
YOKO GURUMA: Tori e uke se posicionam no centro da área a uma distância aproximada de 1,80
metros. O uke ataca com o braço direito a parte superior da cabeça do tori que avança em direção
ao uke, tentando aplicar o ura nague. O uke reage abaixando o braço direito e o tronco para frente,
assim o tori imediatamente leva seu pé direito entre as pernas do uke e aplica o Yoko guruma,
arremessando o uke por cima de seu ombro esquerdo. O uke fará o migui zempo kaiten ukemi,
terminando em pé.
UKI WAZA: Tori e uke se posicionam a uma distância aproximada de 90 cm. Ambos avançam a perna
direita para fazer o kini kata em migui jigotai.
O tori afasta a perna direita conduzindo o uke com o braço direito que está colocado na escapula
esquerda do uke.
Quando ouke reage a esta ação, o tori aproveita e aplica o uki waza, arremessando-o para sua
diagonal esquerda. O uke faz o migui zempo kaiten ukemi, terminando em pé.
REI-HO DE ENCERRAMENTO:
Após arrumar o judogui ao final da última série, ambos afastam um passo e ficam na posição de
yokuritsu. Fazem o zarei, levantam-se e fazem o ritsu-rei para o joseki. Saem da área e terminam
fazendo o ritsu-rei.
Leiam tambem:
KOSHIKI NO KATA
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