Treino Educa

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EQUIPE HELIO FERNANDO

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sábado, 18 de junho de 2016

Nague No Kata



Katas do Judo

Kata em japonês quer dizer forma, mas podemos interpretar como um “esquema fechado” pois desde o início do Judô eles se mantêm inalterados.
O Kata foi desenvolvido com o propósito de ensinar os aspectos básicos das técnicas de judô e sua etiqueta apropriada. É através dos katas que o UKE e o TORI podem trabalhar juntos a melhora da fluência e dos movimentos do judoca.
Os katas são divididos de acordo com as habilidades e técnicas de judô a serem ensinadas, totalizando 8 (oito) katas.

Execução correta do Kata.
1 – No decorrer da execução do Kata, deve-se amarrar a faixa bem firma, de tal forma que o judogui esteja corretamente vestido. (Obs.: O nó deverá ser o tradicional, não o competitivo).

2 – A maioria das pessoas tem técnicas preferidas, mas são limitadas e poucos sabem fazer uso correto de técnicas de esquerda e direita. É de suma importância aprender variedades de tipos de técnicas de esquerda e de direita, baseando-se no treinamento de Kata para executá-las na prática.

3 – Na aplicação da técnica de Kata não se deve utilizar maus hábitos de Randori, e sim basear-se nas teorias corretas.

4 – No treinamento do Kata, a maioria dos judocas como “Tori” (pessoa que aplica as técnicas) não aplicam com convicção e o “UKE” (pessoa que é projetada) muitas vezes projetam-se propositadamente no Kata. É sabido que, nos primórdios, o Judô ainda se encontrava fundido com o Ju Jutsu, para a sociedade japonesa, em 1883 aproximadamente, e a brasileira em 1914, Judô e Ju Jutsu eram a mesma arte, com os mesmos golpes e princípios. Para isso Jigoro Kano inicia a criação dos Katas em 1890, as formas que seriam as técnicas padronizadas do Judô, e em 1956, chega ao Brasil Yoshio Kihara incumbido pelo KODOKAN de implantar aqui o Nague no kata buscando a separação definitiva entre o Judô e o Ju Jutsu. 

NAGUE NO KATA (em japones: 投げの形? ; lit. forma de arremesso)
O Nague no kata foi criado por volta de 1886, contendo originalmente 10 técnicas. É o primeiro dos katas e possui um total de 15 técnicas. Segundo seu criador, mestre Kano, esse Kata abrange 3 direções de estudo: o ataque e a defesa de pé em judô (“nage-waza”); os movimentos ou posicionamento dos corpos (“tai-sabaki”) e os deslocamentos (“shintai”).


Execução do Nague no kata: 
REI-HO (Saudações): 
O tori se posiciona do lado direito e o uke do lado esquerdo do joseki. 

Ambos fazem ritsu-rei para adentar a área de competição. Avançam até manter uma distância de 5,80 metros entre os dois, viram-se para o joseki e fazem ritsu-rei, voltam-se de frente para o outro e fazem za-rei. Em seguida ficam de pé e assumem a posição de shizen hontai avançando primeiro a perna esquerda e depois a direita. 

TE WAZA

UKI OTOSHI: O tori caminha em direção ao uke em suri ashi, parando a uma distância aproximada de 60 cm. O uke toma a iniciativa levantando os braços para buscar a pegada, ao mesmo tempo, o tori faz o kumi kata e recua a perna esquerda na forma de tsugui ashi, conduzindo o uke. No terceiro passo, o tori abaixa a perna esquerda, apoia o joelho no tatami e projeta o uke.

SEOI NAGUE: O tori e o uke se posicionam no centro da área a uma distância aproximada de 1,80 metros. O uke ataca com o braço direito a parte superior da cabeça do tori, que bloqueia o ataque com o seu braço esquerdo e aplica seoi nague de direita. 

KATA GURUMA: Os atletas se posicionam a uma distância aproximada de 60 cm. O uke levanta os braços para buscar a pegada. Imediatamente o tori faz o kumi kata e recua a perna esquerda na forma de tsugui ashi, conduzindo o uke. 
No segundo passo, o tori muda a pegada da manga, segurando a parte interna do cotovelo direito do uke. 
No terceiro passo, o tori faz o kuzushi, puxando a mão que segura a manga na horizontal e ao mesmo tempo encaixa o seu ombro direito na altura da coxa direita do uke, envolvendo-a com seu braço e carregando-o. O uke deve manter o corpo ereto e apoiar a sua mão esquerda nas costas do tori. 
A projeção deverá ser feita na direção do pé do tori que segura a manga.

KOSHI WAZA: 

UKI GOSHI (única técnica do nague no kata que é aplicada primeiro do lado esquerdo): ambos se posicionam no centro da área a uma distância aproximada de 1,80 metros. O uke ataca, com o seu braço direito, a parte superior da cabeça do tori, que para se defender, avança a sua perna esquerda, envolvendo a cintura do uke com o seu braço esquerdo e segurando com sua mão direita o braço esquerdo do uke, aplicando o uki goshi do lado esquerdo. 

HARAI GOSHI: O tori e o uke se posicionam a uma distância aproximada de 60 cm. O uke levanta os braços para buscar a pegada. Imediatamente, o tori faz o kumi kata e recua a perna esquerda na forma de tsugui ashi, conduzindo o uke. No segundo passo, o tori muda a pegada da mão direita, passando-a por baixo da axila do esquerda e colocando na altura da escapula do uke. A mão deverá manter-se espalmada. No terceiro passo, o tori faz um giro ficando quase de costas para o uke, puxando a manga e com ação da mão que está na escapula, faz o kusushi para a diagonal direita finalizando com a varrida da perna. 

TSURIKOMI GOSHI: O tori e o uke se posicionam a uma distancia aproximada de 60 cm. O uke levanta os braços para buscar a pegada. Imediatamente, o tori faz o kumi kata, mas desta vez, sua mão da gola segura na altura da nuca e recua a perna esquerda na forma de tsugui ashi, conduzindo o uke. No terceiro passo o tori coloca o pé direito do uke, recua meio passo com o pé esquerdo, emparelhando-os e flexiona as pernas para encaixar o quadril na altura das coxas do uke. O uke, por sua vez, faz a defesa mantendo o corpo firme, sem se curvar para frente. O tori aplica o tsurikomi goshi mantendo o braço direito estendido.

 ASHI WAZA: 

OKURI ASHI HARAI: Ambos caminham até o centro da área até uma distância aproximada de 30 cm, fazem o kumi kata de direita e andam para a lateral direita em tsugui ashi lateral. O primeiro passo será realizado lentamente. Já no segundo, ambos aumentam o ritmo da movimentação lateral. No terceiro passo o tori aplica o okuri ashi harai, varrendo com a sola do pé na altura do tornozelo do uke. 

SASSAE TSURIKOMI ASHI: O tori e o uke se posicionam a uma distância aproximada de 60 cm. O uke levanta os braços para buscar a pegada. Imediatamente o tori faz o kumi kata e recua a perna esquerda na forma de tsugui ashi, conduzindo o uke. Ao completar o segundo passo, o tori desvia o seu pé direito diagonalmente para a direita e mantendo o kuzushi , com a ação da manga da gola, calça o pé direito do uke com seu pé esquerdo, projetando-o para frente. 

UCHI MATA: Tori e uke posicionam-se no centro da área, ambos avançam a perna direita em migui shizen tai e fazem o kumi kata. O tori realiza três passos circulares, avançando primeiro a perna esquerda e depois acompanhando com a direita, conduzindo o uke. No terceiro passo, o tori realiza um movimento menor e com a puxada da mão direita na gola, traz o uke para as suas costas, varrendo com a sua perna direita a parte interna da coxa esquerda do uke. 

MA SUTEMI WAZA: 

TOMOE NAGUE: Os dois atletas caminham até o centro da área, fazem o kumi kata de direita, fazendo migui shizen tai. O tori avançatrês passos em aymi ashi empurrando o uke. No terceiro passo, o uke resiste ao avanço do tori, que muda a pegada da mão esquerda da manga para a gola e avança a perna esquerda, deixando-a paralela à direita, puxa o uke para frente fazendo kusushi e coloca o pé direito no abdômen do uke (na altura do nó da faixa). Onde o mesmo é projetado por cima da cabeça do tori. O uke avança a perna direita e faz migui zempo kaiten ukemi, terminando em pé. 

URA NAGUE: O tori e o uke se posicionam no centro da área a uma distância aproximada de 1,80 metros. O uke ataca com o braço direito tentando atingir a parte superior da cabeça do tori, que para defender-se, vai ao encontro do uke avançando primeiro a perna esquerda e posteriormente a direita, ficando com as pernas paralelas e flexionadas. Envolve a cintura do uke com o braço esquerdo e coloca a mão espalmada no abdômen. O tori arremessa o uke para trás, sobre a sua cabeça. O uke termina deitado. 

SUMI GAESHI: Tori e uke se posicionam a uma distância aproximada de 90 cm, ambos avançam a perna direita e fazem kumi kata em migiui jigo tai. Tori afasta a perna direita conduzindo o uke com a puxada da mão direita que está colocada na escapula esquerda do uke, recua a perna esquerda, unindo as pernas e deixando-as quase paralelas. O tori desequilibra o uke para frente utilizando os dois braços. O uke, a pesar de desequilibrado, deverá manter-se na posição de jigotai. O tori encaixa o pé direito na parte posterior do joelho esquerdo do uke projectando-o para trás de sua cabeça. O uke avança a perna direita e faz o migui zempo kaisten ukemi terminando em pé. 

YOKO SUTEMI WAZA: 

YOKO GAKE: O tori e o uke se posicionam a uma distância aproximada de 60 cm. O uke levanta os braços para buscar a pegada. Imediatamente, o tori faz o kumi kata recua perna esquerda na forma de tsugui ashi, conduzindo o uke. No terceiro passo, o tori faz o kuzushi para a diagonal frontal esquerda utilizando os dois braços e inclinando um pouco o seu corpo para trás. Mantendo o kuzushi, o tori aplica o Yoko gake com assola do pé esquerdo na altura do tornozelo direito do uke, terminando a técnica deitado de lado para o tatmi enquanto o uke cai totalmente de costas. 

YOKO GURUMA: Tori e uke se posicionam no centro da área a uma distância aproximada de 1,80 metros. O uke ataca com o braço direito a parte superior da cabeça do tori que avança em direção ao uke, tentando aplicar o ura nague. O uke reage abaixando o braço direito e o tronco para frente, assim o tori imediatamente leva seu pé direito entre as pernas do uke e aplica o Yoko guruma, arremessando o uke por cima de seu ombro esquerdo. O uke fará o migui zempo kaiten ukemi, terminando em pé. 

UKI WAZA: Tori e uke se posicionam a uma distância aproximada de 90 cm. Ambos avançam a perna direita para fazer o kini kata em migui jigotai. O tori afasta a perna direita conduzindo o uke com o braço direito que está colocado na escapula esquerda do uke. Quando ouke reage a esta ação, o tori aproveita e aplica o uki waza, arremessando-o para sua diagonal esquerda. O uke faz o migui zempo kaiten ukemi, terminando em pé. 

REI-HO DE ENCERRAMENTO: Após arrumar o judogui ao final da última série, ambos afastam um passo e ficam na posição de yokuritsu. Fazem o zarei, levantam-se e fazem o ritsu-rei para o joseki. Saem da área e terminam fazendo o ritsu-rei. 


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