JIGORO KANO
Histórico, Fundamentos e Técnicas
Nascido em 28 de outubro de 1860, em
Mikage, distrito de Hiogo, filho de Jirosaku Maresiba Kano, Jigoro Kano com apenas
onze anos de idade transferiu-se para Kioto para estudar o idioma inglês, então
indispensável para o progresso em qualquer sentido e que, possibilito mais
tarde tornar-se professor e tradutor dessa língua e ainda, montar sua própria
escola em Tóquio, o Kobunkan.
Galgou um a um os degraus da Escala
Imperial Japonesa, chegando ao segundo grau após sua morte, ocorrida em 04 de
maio de 1938, portanto, com 77 anos de idade, quando voltava do Cairo onde
participou da Assembléia Geral do Comitê Internacional dos Jogos Olímpicos.
Era de baixa estatura, medindo 1,50
metro e seu peso, proporcional a altura, não ia além de 50 quilos. Aos
dezessete anos, teve seu primeiro professor, mestre Fukuda, da escola Coração
de Salgueiro, depois mestre Isso, e ainda Likudo. Buscou conhecimento também em
outras escolas, para tanto estudando com rara persistência, o que lhe permitiu
um pouco mais tarde formar um conjunto de técnicas, regras e princípios que
viriam a constituir o Judô que hoje conhecemos.
Formado pela Universidade Imperial de Tóquio,
em Letras e ciências estéticas e morais, no ano de sua formatura em 1882, funda
sua escola, o Kodokan, na qual pretendeu impulsionar um novo método de luta,
mais esportiva, mais intuitiva, mais segura e sem os segredos que impediam uma
divulgação generalizada, para que todos pudessem usufruir, desde criança até
adultos de idade mais avançada. Sua vida não ficou conhecida, nem marcada e não
atingiu as culminâncias só através do Jiu-Jitsu e do Judô, mas a sua cultura
lhe possibilitou galgar alto posto no Ensino, no esporte e no governo de seu
país. Foi professor, vice-presidente e reitor do Colégio dos Nobres, Adido do
Ministro da Casa Imperial, Conselheiro do ministro da Educação Nacional,
Diretor da Escola Normal Superior e, ainda, secretário da Educação Nacional.
Fundou sociedades e institutos para jovens e também o
primeiro clube de baseball do Japão. Editou revistas, viajou para Europa e
América do Norte em missão cultural. Foi ainda Diretor da Educação primária,
presidente do Centro de Estudos das Artes Marciais e o primeiro japonês a
pertencer ao Comitê Olímpico Internacional e, ainda, presidente da Federação
Desportiva do Japão. Notadamente, para quem como Kano introduziu também o
desporto e a Educação Física no plano educacional do Japão, fato esse que já
seria suficiente para perpetuar seu nome como educador e como esportista. Leva
Jigoro Kano o galardão de Pai da Educação Física do Japão.
HISTÓRICO
Os primeiros indícios da utilização pelo homem de algumas
formas primitivas de luta individual e sem armas data de três a quatro mil anos
A.C., a partir daí, os sinais tornam-se mais nítidos e numerosos,
possibilitando uma avaliação mais segura e precisa que nos autorizem afirmar
que praticamente todos os povos da remota Antigüidade já praticavam alguma
forma de luta esportiva ou bélica. Assim foram os hindus, os chineses, os povos
da Europa, das Américas e da Ásia, inclusive do Japão onde, segundo alguns
historiadores algumas formas de lutas já eram conhecidas à cerca de dois mil
anos a.C.
Porém, até o século XVI as técnicas eram ainda muito
primitivas e pobres, havendo a partir desse século uma evolução muito grande,
principalmente em função da intensificação do uso por parte dos
"samurais" que, além do aperfeiçoamento das existentes, desenvolveram
uma enorme quantidade de técnicas novas que vieram enriquecer e consolidar o
Jiu-Jitsu. No fim do século XIX, mais precisamente em fins da década de setenta
e início da década de oitenta, quando Jigoro Kano inicia um estudo sistemático
das artes marciais, já com os olhos voltados para a montagem de sua própria
escola. Notava ele então, o empirismo das escolas e dos métodos da época. Estas
estavam muito preocupadas com seus segredos e em ignorar os valores das outras,
que propriamente progredir na busca da perfeição técnica e moral. A rivalidade
nunca foi tão grande entre as escolas como nessa época, procurando uma
destruírem as outras a qualquer custo, servindo os meios mais ilícitos,
importando apenas a própria sobrevivência.
Como vemos, a ética e a moral não existiam e isso
preocupou Jigoro Kano que colocou essa mesma ética e essa mesma retidão moral
como meios a serem alcançados. As técnicas também não lhe satisfaziam pela
pobreza e inexistência de princípios pedagógicos e científicos e ainda mais, os
perigos que essas técnicas representavam, causando acidentes mais ou menos
graves que impossibilitavam uma participação maior, ampla e generalizada com
que sonhava. Assim retirou-se com alguns alunos para o templo budista de
Eishosi onde estudou e analisou cientificamente as técnicas mais em evidência
na época, separando o que de bom havia, inventando quando necessário e surgindo
então um novo método pela fusão de
técnicas do antigo Jiu-Jitsu e dos princípios
pedagógicos, morais e científicos e, ainda, sem um perigo maior de acidentes.
Jigoro Kano aprendeu atemi-waza (técnicas de percussão),
e katame-waza (técnicas de domínio) do estilo ju-jitsu Tenjin-shin-yo Ryu e
nague-waza (técnicas de arremesso) do estilo de ju-jitsu Kito Ryu. Baseado
nestas técnicas ele aprofundou seus conhecimentos tomando como base a força e a
racionalidade. Além disso, criou novas técnicas para o treinamento de esportes
competitivos, mas também pelo cultivo do caráter. Adicionando novos aspectos ao
seu conhecimento do tradicional jujitsu o professor Kano fundou o Instituto
Kodokan, com a educação física, a competição e o treinamento moral como seus
objetivos. Com o estabelecimento do Dojô Kodokan, em 1882, e com 9 alunos,
Jigoro Kano começou seus ensinamentos do judô.
Esse foi um período de grandes provações para Kano, pois
mesmo lecionando no Colégio Gakushuin e, também mantendo sua escola de Inglês,
o Kobunkan para cobrir as despesas com seus alunos em Eishioi, passava longas
horas à noite fazendo traduções. Nessa época, todas as formas de luta e suas
escolas eram vistas como uma espécie de reduto de marginais, portanto, não eram
bem vistas pela sociedade e Kano tinha que também sobrepor a essa
discriminação. Ainda aluno do mestre Likudo, Jigoro Kano inicia a montagem de
sua escola, o
Kodokan, em fevereiro de 1882 e para isso convidou alguns
alunos do colégio Kakushuin e da sua escola de inglês, o Kobunkan, vários do
quais alojou no templo de Eishosi e os mantinha às suas expensas. O primeiro
aluno foi Tomita, que estava sempre à mão para Kano testar e aperfeiçoar as
técnicas que desenvolvia.
A Tomita seguiram-se Yamashita, Shiro Saigo, Yokoayama,
Nagaoka, Higushi, Nakagima, Arima e Amano Kai, e ainda, segundo o mestre
Terayama, Matsuoka< Ysso Gay Kaso, Tobata Nobutaro e Toko Sambo. O Kodokan
crescia em tamanho, em virtudes e no respeito da sociedade e para que assim
continuasse, foram instituídas algumas normas que os alunos prometiam seguir e
por elas empenhavam sua palavra:
- Se for admitido no Kodokan, prometo não ensinar e nem
divulgar os conhecimentos da arte que me será ensinada, salvo com autorização
de meus mestres.
- Não farei demonstrações públicas com o fim de obter
lucros.
- Minha conduta nunca será de forma a comprometer e
desacreditar o Kodokan.
- Não abusarei e nem farei uso indevido dos conhecimentos
que vier a ter. Quando o Mestre Jigoro Kano criou o Judô, tinha como objetivo
através do homem melhorar o mundo. Assim ele idealizou uma forma de defesa que
aproveita a agressividade do adversário usando-a contra o mesmo. O Judô é,
portanto uma arte marcial meramente defensiva e tem como princípio filosófico
"Ceder para Vencer". Por encerrar princípios filosóficos em seus
ensinamentos, o Judô não é somente um esporte ou uma forma de defesa, mas sim,
é principalmente, um método educacional eficaz que atua no comportamento e na
formação de caráter de crianças,
adolescentes e adultos de ambos os sexos. Cair, derrubar,
rolar, imobilizar, etc. são alguns dos ensinamentos de uma aula de Judô, cujos
efeitos atuam continuamente modificando o comportamento dos praticantes,
principalmente na canalização da agressividade, auto confiança que é desenvolvida,
o relacionamento com outras pessoas, relacionamento em grupo, e o auto
conhecimento.
O treinamento do UKEMI além de mecanizar os movimentos
para cair sem se machucar, tem como objetivo relaxar o corpo e mostrar que, tal
qual no DOJO é possível cair sem se machucar e levantar de cabeça erguida para
a luta, tal qual é na vida. O UTIKOMI permite o contato corpo a corpo,
desinibindo e possibilitando uma troca de energia entre os praticantes, além de
treinar repetidamente uma técnica de arremesso e de combate de solo. O HANDORI
prepara o atleta para a competição, treinando em movimento as técnicas de Judô,
desenvolvendo a autoconfiança e o saber ganhar ou perder.
Jigoro Kano lutando com seus alunos
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KOSHIKI NO KATA
esse não é o Shihan Jigoro Kano esse é kyuzo Mifune,
ResponderExcluirAlém de todos as diferenças Fisicas o Shihan era canhoto e Mifune destro.