ITSUTSU-NO-KATA (em japonês: 五の形, moldes de cinco)
É um dos kata do judô que utiliza de um conjunto de técnicas concebidas para o enfrentamento de certas condições de luta e reação a uma técnica contrária, no caso, o escopo do kata é proporcionar o manuseio das energias por intermédio da interpretação e aplicação de cinco princípios naturais. Contém cinco técnicas (a evocar o movimento de forças naturais), apenas, pelo que se acredita ser um trabalho incompleto do mestre Jigoro Kano e foram baseadas nos conceitos da escola de Tenjin shinyo-ryu. Nele, estão condensados os princípios de movimentação e aproveitamento do ambiente e, bem assim, a relação que se dá com o contendor. Pretende-se estudar e desenvolver as técnicas de tai sabaki.
· IPON ME - Primeiro Kata – Exprime o princípio de que quando é feito um ataque racional contínuo mesmo uma pequena força consegue vencer facilmente grande força.
· NIHON ME - Segundo Kata – Exprime o princípio de aproveitamento da grande força do oponente para si e dominá-lo.
· SAN BOM ME - Terceiro Kata - Exprime o princípio de redemoinho, cujo espiral interno domina o espiral externo.
· YONHON ME - Quarto Kata - Exprime o princípio das gigantescas ondas vão de encontro à praia, engolem tudo que se encontra e retornam ao mar.
· GOHON ME - Quinto Kata - Exprime o princípio de ao se defrontar com uma gigantesca onda se entrega ao mar com espírito suicida que virá à tona no baixio (há opinião que diz ser representação do fenômeno do universo).
Leiam tambem:
KOSHIKI NO KATA
Nenhum comentário:
Postar um comentário